Vai Haver 3 Jam Sessions de Jazz.
Jam Sessions | 21h30
»» Abertas a todos os músicos que queiram participar e ao público em geral
🎷18 setembro
Local: Hostel Idanha, Idanha-a-Nova
🎷19 setembro
Local: Hotel Estrela de Idanha, Idanha-a-Nova
🎷20 setembro
Local: Restaurante Geo Arte, Penha Garcia
Sobre o Jazz na Aldeia
Promovido pela Associação Eixo do Jazz, o Jazz na Aldeia consiste numa residência artística que se realiza em áreas descentralizadas dos grandes centros urbanos e que proporciona aos participantes estudos de interpretação e criação; consolidação das suas competências artísticas e técnicas; a interação e criação de ligações entre músicos de vários pontos do eixo Luso-Galaico. Em paralelo, realizam-se atividades de divulgação do jazz nas escolas e junto da população do território de acolhimento, contribuindo para a diversidade e a qualidade da oferta artística no território nacional.
Durante uma semana, realizam-se assim aulas, visitas a escolas, jam sessions orientadas por músicos profissionais, sendo que os participantes trabalham sobre reportório original de um dos músicos orientadores, realizando um concerto no final.
Após cada edição do Jazz na Aldeia, alguns participantes são selecionados para integrar o Eixo do Jazz Ensemble e para tocar no disco que é gravado após cada residência. O reportório e a direção artística de cada disco fica, então, a cargo do músico cujo reportório foi trabalhado em contexto de residência.
A primeira edição do Jazz na Aldeia no concelho de Idanha-a-Nova realizou-se em 2022, nas Termas de Monfortinho. Em 2023, a sexta edição do Jazz na Aldeia teve como base de trabalho o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, e este ano regressa a Idanha-a-Nova, estendendo-se o seu raio de ação até Penha Garcia. A coordenação da residência de 2024 está a cargo de José Pedro Coelho, acompanhado por João Grilo e Marcos Cavaleiro, que irão trabalhar a sua música durante a residência, música essa que será interpretada pelos residentes no concerto de encerramento no Auditório do CCR.